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 As minhas 3 sujestoes.

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mestrej
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MensagemAssunto: As minhas 3 sujestoes.    25/08/15, 01:19 pm


1
Eu acho que os requerimentos e malus deveriam permitir que os custos de SP sejam diminuídos, pós no sistema atual eles são puramente pelo gosto do criador da habilidade sem qualquer benefício.

Pense se as vantagens e desvantagens devem ser proporcionais a mesma coisa deveria haver com as habilidades.

Exemplo:
Uma habilidade que tem 15 de custo, mas possui um malus poderia poderia dar por 7.


2
Sem falar de malus e requerimentos deveriam ter o mesm o uso para as passivas.


3
Também acho q habilidades parecidas deveriam poder ser mixada, sabe se tornarem uma só, mas com suas próprias concessões.

Exemplo:
Duas habilidades que servem para transformação que dão bônus diferentes poderiam ser unidas em uma só, permitindo que o personagem use um dos dois bônus (ou seja nunca os dois ao mesmo tempo), mas ocupariam apenas um espaço de habilidades.

Em outras palavras as habilidades parecidas e com a mesma duração poderiam se tornar uma habilidade só, claro respeitando a regra do único efeito de estatus.

Talvez seja nescesario fazer uma lista de malus e requerimentos.
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Yoko
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MensagemAssunto: Re: As minhas 3 sujestoes.    25/08/15, 02:52 pm

Bem, vamos lá.

1. O Malus só existe por causa de algumas habilidades que seriam muito fortes a ficarem mais difíceis de serem ativadas, como por exemplo: 

- Temos as habilidades de ataques em área. Se o custo de SP fosse normal, ela ficaria muito forte, pois atacaria mais de um inimigo por vez, por conta disso, o Malus dela é dobrar o custo de SP. 

- Temos as habilidades de defesa (imunidades a ataques...) também são fortes, então o Malus delas é ser usada com 20% de HP ou menos.

O malus nada mais nada menos é do que um lembrete para o narrador do contra-efeito da habilidade (descrito no manual de cada tipo de habilidade).

2. No caso das passivas, elas já tem um requerimento para serem ativadas. Por esse motivo não precisam de um Malus.

3. Não vou dizer que não concordo com essa pauta, mas não acha que muitos iriam se aproveitar disso e colocar 5 habilidades numa? Existem algumas que chegamos a permitir 2 em uma, mas não são habilidades fortes, como por exemplo: O usuário poder escolher o tipo de dano BDA/BDM na hora da ativação. Ou um efeito de queimadura com ataque em área. Basta saber estruturar uma habilidade para que seja permitido 2 em uma.

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MensagemAssunto: Re: As minhas 3 sujestoes.    25/08/15, 04:03 pm

mestrej escreveu:

1
Eu acho que os requerimentos e malus deveriam permitir que os custos de SP sejam diminuídos, pós no sistema atual eles são puramente pelo gosto do criador da habilidade sem qualquer benefício.

Pense se as vantagens e desvantagens devem ser proporcionais a mesma coisa deveria haver com as habilidades.

Exemplo:
Uma habilidade que tem 15 de custo, mas possui um malus poderia poderia dar por 7.


2
Sem falar de malus e requerimentos deveriam ter o mesm o uso para as passivas.


3
Também acho q habilidades parecidas deveriam poder ser mixada, sabe se tornarem uma só, mas com suas próprias concessões.

Exemplo:
Duas habilidades que servem para transformação que dão bônus diferentes poderiam ser unidas em uma só, permitindo que o personagem use um dos dois bônus (ou seja nunca os dois ao mesmo tempo), mas ocupariam apenas um espaço de habilidades.

Em outras palavras as habilidades parecidas e com a mesma duração poderiam se tornar uma habilidade só, claro respeitando a regra do único efeito de estatus.

Talvez seja nescesario fazer uma lista de malus e requerimentos.

1
Como lembrado pelo Yoko, Malus e Requerimentos são condições nas quais se colocam algumas habilidades cuja efeito ou bônus é muito superior ao "comum", sendo assim a utilidade deles é prevenir que certas coisas "abusivas" sejam usada repetidamente.
Além disso redução de custos de SP é irrelevante, existem regenerações de SP raciais e em habilidades fora a maioria das quests especiais fornecem poções de SP total além é claro das poções de SP na loja, basta saber jogar.


2
Malus e Requerimentos são coisas diferentes. Malus são efeitos colaterais, algo que prejudica o usuário, enquanto Requerimento é uma condição de ativação.


3
Mixagem de habilidades pode parecer uma boa ideia, porém considere uma pessoa que não é "muito hábil" com a narração e quando ela ativar tal habilidade ela não especifica direito qual efeito usaria. Isso facilmente resultaria em equívocos durante aventuras e quests, o que poderia prejudicar tanto o jogador como o GM.
Além disso para se ter espaços de habilidades se usa Conhecimento, além disso conhecimento serve para: cálculo de SP, resistência mágica e obtenção de disciplinas. Considerando todos esses pontos não há necessidade de fazer "saladas de frutas" com as habilidades, porque como um personagem Rank alto precisaria de bastante SP para os custos dele, ele teria muitos pontos de conhecimento, ou se ele quisesse ter 10 disciplinas precisaria de 20 pontos em conhecimento, ou ainda se ele quisesse ser resistente a magia investiria em conhecimento. Não importando a ótica vista aqui você investiria em conhecimento em algum ponto e logo teria espaços para habilidades.
Sendo assim em dados momentos de você tivesse habilidades com dois ou mais efeitos em uma, resultaria em ficar sem "ideias" para habilidades, o que uma hora faria a pessoa pensar fora do sistema e querer criar absurdos como "ser Deus" no efeito de uma habilidade.

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